5/5 - (153 votes)

O processo de aquisição de empresas é procedimento relativamente complexo e exige profissionais experientes na área de compra e venda de empresas

Baseado no paper “Fusões e Aquisições – Aspectos Essenciais para Conselheiros de Administração” (*) que foi publicado em 2019 pela Comissão de Finanças e Contabilidade do IBGC, contando com o apoio de profissionais da Comissão Jurídica do instituto, este artigo trata de um assunto que pode fazer parte da pauta dos conselhos de administração: o processo de aquisição de empresas.

Qualquer conselho de administração precisa estar ciente de que mais da metade das aquisições de empresas destroem valor para a empresa adquirente. Esse é o motivo principal pelo qual as cotações das empresas de capital aberto costumam se desvalorizar após o anúncio ao mercado de uma aquisição.

A participação ativa do conselho de administração, no âmbito de suas responsabilidades, constitui elemento fundamentalmente relevante nos processos de fusão e aquisição de empresas ou processos M&A (do inglês, mergers and acquisitions). Por isso, os conselheiros devem fazer as perguntas adequadas e decidir a aprovação, ou não, da aquisição visando sempre a criação de valor para todos os acionistas.

Neste sentido, é crucial que os conselheiros saibam quais as fases típicas do processo de aquisição de empresas e quais os profissionais envolvidos em cada fase.

Processo de aquisição de empresas

A imagem a seguir ilustra o processo de aquisição de empresas:

M&A para conselheiros: O processo de aquisição de empresas
Processo de compra de uma empresa

Na imagem supra apresenta-se o que é necessário ser contemplado na aquisição profissional de uma empresa. Normalmente, a aquisição é coordenada pela área financeira do adquirente, com o apoio dos serviços especializados de um assessor financeiro em F&A ou M&A Advisor (uma boutique de M&A ou um banco de investimento), sendo que o processo de aquisição de empresas contempla usualmente as seguintes fases:

Profissionais envolvidos na compra de uma empresa

Na hora da compra de uma empresa é preciso envolver 4 tipos de profissionais:

Em Resumo

A compra de uma empresa ou de uma parte dela é um procedimento complexo, pois exige conhecimento técnico e experiência em fusões e aquisições. Tipicamente o processo de aquisição de empresas costuma contemplar as seguintes fases: estudo de mercado, NDA, Avaliação da empresa, Negociação de Oferta Não Vinculante, Due Diligence, Oferta Vinculante e Negociação Contratual.

O processo costuma ser coordenado pela área financeira, com a eventual ajuda externa de um “M&A Advisor” (Boutique de M&A ou Banco de Investimento). Durante a Due Diligence, ainda é preciso contar com auditores, e durante a Due Diligence, e Negociação Contratual com advogados especializados em fusões e aquisições.

* Colaboraram no paper do IBGC “Fusões e Aquisições – Aspectos Essenciais para Conselheiros de Administração” de Agosto de 2019, no qual está baseado este artigo: Nestor Casado ( coordenador ), Beatriz Rodrigues Alves da Rocha, Enrique Hadad, Gustavo Moraes Stolagli, Jorge Manoel, Jorge Sawaya e Patricia Valente Stierli , e que foi apresentado no Congresso anual do IBGC.

Confira estes 4 artigos com foco em fusões e aquisições nos conselhos de administração:

Para baixar o pdf do paper:

Para baixar o pdf da apresentação do paper no Congresso Anual do IBGC:

Este conteúdo foi elaborado pelo time de especialistas da  CAPITAL INVEST - M&A Advisors, assessores financeiros com até 40 anos de experiência em compra, venda e valuation de empresas.


En CAPITAL INVEST – M&A Advisors, asesoramos financieramente en fusiones y adquisiciones de empresas medias (ingresos anuales entre R$ 20 millones y R$ 2 mil millones). También prestamos servicios de consultoría previos a la negociación (“pre-Deal”) con el objetivo de mapear y priorizar los potenciales objetivos de adquisición (“targets”), y servicios de finanzas corporativas, incluyendo valuation de empresas.

@2022 | CAPITAL INVEST – M&A Advisors | All rights reserved | Política de Privacidad y Términos de Uso

Ir arriba